Acupuntura pode ser opção para abandonar o cigarro

18
05
2017

Saiba como a técnica pode influenciar fatores que envolvem o vício

Quer parar de fumar? Então invista na acupuntura. Isso mesmo, de acordo com Márcia Lika Yamamura, diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa (Center AO), de São Paulo (SP), a acupuntura atua diretamente sobre o sistema nervoso, produzindo uma sensação de indiferença no fumante em relação ao tabaco, deixando-o saciado e promovendo uma sensação de prazer e bem-estar.

O método auxilia no processo melhorando estados de ansiedade e nervosismo, dois dos principais estimulantes para voltar a fumar. “A acupuntura também melhora a qualidade do sono, da alimentação, fadiga crônica e dores”, afirma ela, ressaltando que a acupuntura também auxilia na síndrome de abstinência que ocorre ao se interromper o tabagismo.

"O método auxilia no processo melhorando estados de ansiedade e nervosismo."

Mas a mudança de hábitos também se faz necessária para parar de fumar.  Além disso, o tratamento para o tabagismo requer abordagem multidisciplinar e integrada, pois há componentes físicos, psicológicos e comportamentais. “Achar que uma terapêutica única funcionará, seja medicamentosa ou comportamental, é subestimar a complexidade do vício de fumar”, diz.

Vale lembrar que as emoções estão na lista de fatores que envolvem o vício. Elas são registradas junto com algum acontecimento de nossa vida, em conjunto com um significado. “A combinação de registros de memória podem levar a estados de ansiedade e à compulsão (por comida, por cigarro, álcool ou drogas) e devem ser tratados para que o indivíduo não retorne ao vício após a interrupção”, conclui.

 

Fonte: Revista Pense Leve

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ