NEYMAR PRATICA VENTOSA TERAPIA PARA RELAXAMENTO E FORTALECIMENTO MUSCULAR

02
05
2017

O jogador Neymar Jr. postou foto nas redes sociais, terça-feira (25/04) em seção de ventosa terapia nas costas, com a legenda: Tratamento. Quando um ídolo dessa magnitude faz esse tipo de divulgação, gera interesse e curiosidade em milhões de pessoas, por isso, acrescentamos mais informações sobre essa antiga técnica que se expandiu em diferentes culturas, mas sua maior referência está associada com a Medicina Tradicional Chinesa.

A ventosa terapia tornou-se popular como uma alternativa não invasiva para desintoxicar o organismo, reduzir dores, desconfortos, estresse e tudo o que tenha a ver com o alinhamento da energia. A técnica pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos, aliada a outras técnicas de massagem. Quando a circulação é ativada através da ventosa, favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares. Além disso, o tratamento é indicado para quem quer desintoxicar o organismo, reduzindo o ácido lático após exercícios intensos. E não é somente o Neymar Jr. que utiliza essa técnica, muitos outros atletas já desfrutam seus benefícios.

Nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, havia acupunturistas à disposição de atletas durante as competições esportivas. Michael Phelps e Alex Naddour, usuários da técnica chinesa de ventosa terapia, fizeram com que os noticiários fossem invadidos com debates acalorados. Muitos pensaram que o nadador Michael Phelps havia cochilado em cima de suas dezenas de medalhas, como sugeriu um perfil de comédia no Twitter, mas os círculos roxos que mancharam o corpo do americano eram sinais do tratamento com ventosas. Essa técnica alternativa, milenar, já era usada de forma semelhante por atletas da Grécia Antiga.

A dor muscular pós-treino é causada pela presença do ácido lático dentro do músculo. Quando o fluxo sanguíneo é aumentado, o ácido é eliminado de forma mais rápida do músculo. Mas, no caso de Phelps, que apareceu com as manchas na hora da competição, acredita-se que o objetivo da técnica era aumentar a força muscular.

Como se pratica a ventosa terapia

O tratamento requer um ambiente calmo e relaxado. É feito mediante a aplicação de copos de vidro ou de plástico (são taças chinesas), em forma de ventosas. São aquecidas com fogo para consumir o oxigênio que está dentro da ventosa e, imediatamente, aplicada sobre a pele antes que volte a entrar mais oxigênio. Isto é feito com uma pinça colocando um algodão cheio de álcool, em seguida, pega fogo e rapidamente se introduz no vidro. Retira-se o calor que fica aprisionado no interior do copo e coloca-se sobre a pele. A sucção que exercem as ventosas é o que consegue desbloquear os pontos energéticos obstruídos para restaurar o fluxo de energia e ajudar o paciente a desintoxicar o seu organismo durante cada sessão.

Outros benefícios da ventosa terapia

Esta terapia é segura e confortável, nada invasiva nem dolorosa e muito semelhante a uma sessão de massagens. Adapta-se a todas as pessoas, ajudando a melhorar muitos problemas de saúde, como dor muscular, fadiga, artrite, prisão de ventre, alergias, asma, problemas de pele e tratamento da dor em geral. Também funciona para tratar a celulite, a mobilização da gordura localizada, regula e melhora as funções do sistema nervoso, aliviam o estresse, ansiedade, dores nas costas e ajuda com a depressão, entre outros.

A favorita dos famosos

As figuras públicas mais glamourosas sempre estão na vanguarda quando se trata de cuidar do corpo. A bela Gwyneth Paltrow (a pioneira), Jessica Simpson, Paris Hilton, Julia Roberts, Jennifer Aniston e Madonna estão entre as mais consumidoras e sempre que podem exibem os seus benefícios. Em várias ocasiões elas foram vistas com marcas circulares deixadas nas costas apenas por alguns dias. Inclusive o cineasta Francis Ford Coppola incluiu uma seção terapêutica na segunda parte do seu filme O Poderoso Chefão (1974) e ali começou a falar sobre o assunto.

Alguns atribuem muitos outros usos como o poder de cura de resfriados e febres, mas o que realmente está provado é que funciona como um método muito bom para ajudar o corpo a equilibrar os seus pontos de energia. É usada principalmente nas costas, mas também pode se estender para outras áreas do corpo.

 

-

 

Fonte: http://www.canalacupuntura.com.br/atualidades/neymar-pratica-ventosa-terapia-para-relaxamento/

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ