Médica lança cartilha sobre uso da acupuntura no tratamento do câncer de mama

17
12
2016

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta mulheres em todo mundo e, ao contrário do que se imagina, possui diversos tipos de tratamento que vão muito além da quimioterapia. Isso é o que a doutora Ana Rita Novaes, médica homeopata, acupunturista e doutoranda em Saúde Coletiva na Ufes, aborda em sua cartilha “Conversando sobre Acupuntura”, que será lançada na segunda-feira, 19, no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória.

A cartilha foi produzida ao longo de 2016 e, a partir de relatos de suas pacientes diagnosticadas com tumor na mama, Ana Rita criou uma história para representar e informar todas essas mulheres. A personagem principal é Maria que, assim como diversas brasileiras, possui jornada dupla de trabalho, enfrenta vários problemas e não encontra tempo para se cuidar. Ao descobrir um caroço na mama, Maria procura ajuda com amigas e profissionais, e descobre que existem outras possibilidades eficazes em busca da cura, como a acupuntura, homeopatia e plantas medicinais.

Além de mostrar essas alternativas, Ana Rita quis informar sobre a doença e a importância do tratamento. “Quando recebem o diagnóstico, o mundo dessas mulheres cai. Por isso queremos mostrar que é possível se reinventar, se modificar. A ideia é dar um alerta de esperança”, afirma.

O lançamento e distribuição gratuita da cartilha serão às 8h30 da manhã. Além do informativo, será apresentado o documentário “Reinventando a Vida”, um curta que mistura depoimentos e poesia para abordar a temática.

 

Texto: Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ