ACUPUNTURA E SHIATSU AUXILIAM PACIENTES COM PROBLEMAS NO NERVO CIÁTICO

30
08
2016

Acupuntura para dores no nervo ciático e lombares

As pessoas que sofrem de síndrome do piriforme, irritação do nervo ciático que pode causar dor crônica, podem contar com tratamentos alternativos como a Acupuntura e a Massagem Terapêutica para amenizar o problema. É o que afirma um estudo publicado na revista “Arquivos de Ciências da Saúde”. Segundo a pesquisa, a associação de técnicas de Acupuntura e Shiatsu é extremamente eficaz no tratamento do ciático, auxiliando na diminuição da dor e no aumento da flexibilidade e da função muscular.

A síndrome piriforme afeta mais frequentemente a população masculina, numa proporção de seis homens para uma mulher. Ela pode ocorrer como conseqüência de compressão do nervo ciático pela tensão do músculo piriforme, que ocasiona a irritação e inflamação do nervo.

Os sintomas mais comuns do paciente com a síndrome é uma dor profunda e localizada na superfície posterior do quadril. Também há queixas de dormência e formigamento em direção à perna, além de lombalgia indicando o comprometimento do ciático.

O tratamento convencional, caso o nervo esteja muito irritado ou inflamado, pode englobar compressas de calor superficial, iontoforese (introdução de íons medicamentosos no tecido com o auxílio da corrente elétrica), laser, repouso e analgésico, além da fisioterapia.

RESUMO: A síndrome do piriforme é caracterizada por uma condição na qual o músculo piriforme contribui para a compressão ou irritação do nervo isquiático. A maior causa de lesões nos músculos da pelve e coxas é decorrente de traumas por uso excessivo e podem ser observados com freqüência na corrida. O objetivo deste estudo foi propor um tratamento associando as duas técnicas, a massagem e a Acupuntura, em corredores com síndrome do piriforme.

MÉTODOS: Foram tratados nove corredores, de ambos os sexos, com média de idade de 44,5 anos, que apresentavam dores nas regiões lombar e glútea e/ou coxa; utilizando-se para avaliação os testes clínicos; escala analógica de dor e testes de flexibilidade. O tratamento consistiu em massagem (Shiatsu) e Acupuntura.

O tratamento foi realizado pelo mesmo profissional em todas as intervenções. Iniciou-se com a massagem (Shiatsu), a fim de liberar os pontos de tensão em toda a região glútea e coxa do lado acometido, utilizando a palma das mãos, o cotovelo e o polegar para pressionar os pontos. Em seguida foi realizada Acupuntura: a agulha foi aplicada em seus devidos pontos, profundamente e estimulada pela terapeuta de forma circular, no sentido horário e anti-horário e movimentos de sobe-e-desce em: origem e inserção do músculo piriforme (face pélvica do sacro e trocanter maior do fêmur); origem do glúteo médio (face lateral do osso ilíaco); limite superior do glúteo mínimo; limite superior do glúteo máximo; origem dos músculos isquiotibiais (tuberosidade isquiática); diáfise do músculo bíceps femoral e do músculo semitendinoso.

Fonte: http://clinicamassagemterapeutica.com.br/2016/08/24/acupuntura-e-massagem-terapeutica-auxiliam-pacientes-com-problemas-no-nervo-ciatico-em-sao-jose-sc/

#acupuntura #acupuncture #chinese #medicincachinesa #mcc #mtc #amoacupuntura #ibram

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ