Acupuntura para parar de fumar

29
08
2016

A maioria dos tabagistas conhece os malefícios do cigarro e deseja parar de fumar. Todavia é preciso vencer obstáculos práticos para alcançar a meta.

A acupuntura é uma das vertentes da Medicina Tradicional Chinesa, e com sua técnica milenar, tem como objetivo equilibrar o organismo, prevenir e diagnosticar doenças. Através da estimulação de pontos, ocorre o realinhamento e redirecionamento da energia por todo o corpo, resultado no processo de restauro da saúde.

No caso do tabagismo, a acupuntura age liberando mediadores químicos, como endorfinas e encefalinas, no sistema nervoso central, e atua excitando a via neural da recompensa (nigrostriatal). Com isso, ela inibe a excitação dos receptores para a nicotina, presentes em maior quantidade nos tabagistas. Por sua vez, essa modulação é responsável por diminuir a intensidade dos sintomas da privação de nicotina, ou, síndrome de abstinência, facilitando a adesão ao tratamento.

Alguns efeitos secundários, mas com importante influência no bem-estar, relatados pelos pacientes ao longo do tratamento, é a melhora do paladar, uma evolução na qualidade no sono, respiração mais fácil tornando-se menos ofegante e estabilização da pressão arterial. Sabe-se que o bem-estar geral é um fator motivacional para aumento da autoestima e equilíbrio da ansiedade.

Em pesquisas recentes, o uso de técnicas de Acupuntura e/ou Auriculoterapia, em pessoas com o desejo de parar de fumar mostram dados positivos. Em uma destas, 50% dos voluntários abandonaram o hábito de fumar. Os demais reduziram em 81% o número de cigarros fumados diariamente e o nível de dependência desses indivíduos caiu de 7,67 para 1,67 após o tratamento.

Outro estudo mostrou que quando perguntados sobre o tratamento com acupuntura, 100% dos indivíduos relataram maior facilidade e adesão ao programa para parar de fumar. Todos os voluntários do estudo relataram que após inserção das agulhas, sentiram náusea e cefaleia ao fumar, fato que foi atrasando cada vez mais o horário de acender o primeiro cigarro.

Conclusão: A acupuntura é eficaz na redução da dependência à nicotina, na redução do número de cigarros fumados ao dia, bem como na cessação total do hábito de fumar. E tudo isso, sem efeitos colaterais ou maiores agressões ao corpo. Assim, podemos afirmar que a Acupuntura é uma ótima opção para aqueles que buscam parar de fumar, pois ela ajuda a combater a ansiedade e a lidar com os sintomas da abstinência do cigarro, como depressão, insônia, angústia, irritabilidade e fome.

No entanto, vale ressaltar que o paciente precisa querer parar de fumar, pois a dependência química envolve também, em algum grau, a dependência emocional e psicológica da droga.

Referências:

Balbani, A.P.S., Montovani, J.C. Métodos para abandono do tabagismo e tratamento da dependência da nicotina. Rev Bras Otorrinolaringol. V.71, n.6, 820-7, nov./dez. 2005

Arcangelo, E.V., Lopes, S.S., Suliano, L.C. Tratamento do Tabagismo por Acupuntura Rev Bras Terap e Saúde, 4(2):15-19, 2014

Fonte: http://viverecentrodesaude.com.br/acupuntura-para-parar-de-fumar/

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ