Aprenda mais sobre a Ventosaterapia e seus benefícios

12
08
2016

Por que tantos atletas olímpicos – a maioria membros da equipe dos EUA – estão ostentando grandes marcas circulares vermelhas em seus corpos? A resposta é que eles são fãs de ventosaterapia – uma técnica que envolve pressionar frascos quentes sobre o corpo. Isso provoca uma sucção, que pode aumentar o fluxo de sangue nestas áreas. Os nadadores e ginastas que utilizam a técnica afirmam que ela ajuda a aliviar suas dores.

Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, o público em geral pôde notar um elevado número de atletas de alto rendimento fazendo uso da ventosaterapia para tratamento de dores, reabilitação músculo-esquelética esportiva, e também prevenção de lesões.

Alguns exemplos de atletas que se utilizaram da terapia foram a equipe de natação dos Estados Unidos da América (como o recordista olímpico Michael Phelps), além de atletas da China e de outras delegações.

Acredita-se que a acupuntura, ventosaterapia (cupping) e Medicina Tradicional Chinesa possa ajudar em muitas patologias, mas tem havido uma prevalência crescente em suas utilizações para a medicina esportiva (Young, 2005). A ventosaterapia é utilizada frequentemente para tratar tanto lesões atléticas agudas quanto crônicas (Meleger & Borg-Stein, 2000). Condições musculoesqueléticas têm provado ser uma das principais razões pelas quais os pacientes se voltam para acupuntura. A validade dos benefícios da ventosaterapia e acupuntura está começando a ser analisada em diversos estudos.

Não só os efeitos sobre as lesões musculoesqueléticas estão sendo estudados, mas o efeito da acupuntura no desempenho físico também está sendo considerado. Sugere-se que a acupuntura possa melhorar o desempenho físico e mental. Perguntas estão surgindo para entender se este método afeta ou não a força muscular, flexibilidade e a fadiga. Ao avaliar os usos da acupuntura no campo da medicina esportiva, todos aspectos devem ser considerados.

Esportes estão se tornando cada dia mais competitivos, e os atletas estão sempre procurando melhorar o seu desempenho. Recentemente, médicos que trabalham com esporte e reabilitação vêm olhando além das lesões físicas, focando também na melhoria de desempenho através do aperfeiçoamento físico e mental.

Muitos atletas irão longe para obter uma “vantagem” na concorrência. A literatura tem demonstrado que os atletas estão entre os mais frequentes usuários de acupuntura e cupping. A acupuntura e ventosaterapia têm demonstrado ser um método mais natural, seguro e legal para usar em oposição a substâncias proibidas, tais como esteróides.

Há uma abundância de outras técnicas de recuperação que os atletas usam, como massagem esportiva, sauna, banhos de gelo e roupas de compressão – mas de acordo com o ginasta americano Alex Naddour, “a ventosaterapia foi o dinheiro mais bem gasto da minha vida”. “Este foi o segredo da minha saúde este ano”, Naddour disse, acrescentando que a técnica o poupou de um “monte de dor”.

A ventosaterapia é uma terapia da medicina tradicional chinesa (MTC), que surgiu há pelo menos 2 mil anos. O mecanismo da ventosaterapia não é claro, mas alguns pesquisadores sugerem que a colocação de copos em pontos de acupuntura selecionados na pele produz hiperemia ou hemostasia, o que resulta num efeito terapêutico.

Na China, a ventosaterapia é usada principalmente para tratar doenças respiratórias, como bronquite, asma e congestão; artrite; problemas gastrointestinais e certos tipos de dor. Alguns profissionais também usam a ventosaterapia para tratar a depressão e reduzir o inchaço. Locais do corpo com mais músculos, tais como o abdômen e costas (e, em menor grau, os braços e pernas), são os locais preferidos para tratamento.

Em conclusão, os resultados de revisões sistemáticas e evidências médicas sugerem que a ventosaterapia pode ser eficaz para várias doenças / condições, em particular, dores crônicas, e na reabilitação esportiva, além de acne, neuralgia herpética e paralisia facial.
Fonte: Hong Jin Pai
--

Gostou? Marque logo a sua sessão!

‪#‎acupuntura‬ ‪#‎ibram‬ ‪#‎amoacupuntura‬ ‪#‎mtc‬ ‪#‎mcc‬ ‪#‎ventosa‬‪#‎ventosaterapia‬ ‪#‎cupping‬ ‪#‎bemestar‬ ‪#‎facaacupuntura‬ ‪#‎jairoacupunturista‬

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ