Por falta de profissionais, mais de 200 pacientes aguardam pelo procedimento de acupuntura na rede pública de saúde, no interior de São Paulo

24
03
2016

Em resposta ao requerimento feito pelo vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, informou que, atualmente, 219 pacientes aguardando.

Quanto ao tempo de espera do paciente para ser atendido, a Secretaria de Saúde informou que no SUS (Sistema Único de Saúde), o atendimento é preconizado através de classificação de risco sendo realizado por uma regulação médica, onde é priorizado de acordo com a necessidade de cada pessoa dentro do ambulatório de dor crônica. Dessa forma, segundo a Prefeitura, é muito difícil determinar o tempo de espera, pois depende de cada situação.

As aplicações de acupuntura são feitas no próprio Centro de Especialidades e com relação ao custo, no momento, segundo a Prefeitura, não há centro de custo implantado na Secretaria de Saúde. Esse processo vem sendo implantado e no futuro será possível avaliar cada segmento.

A Prefeitura informou que são atendidos mensalmente 108 pacientes entre consultas novas e retornos específicos de terapia, por isso o número pode variar dependendo da classificação e intensidade da dor avaliada.

O parlamentar pediu explicações ao Executivo após receber reclamações de pacientes sobre a demora na realização de acupuntura na rede de saúde. A técnica de acupuntura é uma terapia que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento e o leva ao equilíbrio através da aplicação de agulhas em pontos específicos. Na medicina oriental, quando a pessoa fica doente, é um sinal de que o organismo está em desequilíbrio e a acupuntura tem o objetivo de restabelecer a harmonia do corpo através de estímulos nos meridianos (canais de energia). Na visão da medicina ocidental, os estímulos praticados na acupuntura são capazes de liberar substâncias que alteram o sistema nervoso e promovem o equilíbrio para todo o corpo.

Fonte: redação Site SBE Notícias

#ibram #acupuntura #amoacupuntura #pmtc #mcc

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ