Acupuntura na Odontologia

02
09
2015

A acupuntura é uma modalidade terapêutica da medicina tradicional chinesa (MTC), que tem como conceito a relação microssistêmica de uma determinada região do corpo com o todo, esta pode ser considerada tanto intervenção terapêutica quanto diagnóstica, na qual os estímulos são utilizados para aliviar as sintomatologias do indivíduo.

Na odontologia, a modalidade terapêutica utilizada é a auricoloterapia, que consiste na aplicação da agulha no pavilhão da orelha externa. Esta técnica proporciona uma efetividade e rapidez de ação das mais diversas situações, principalmente no controle da ansiedade, da dor e do reflexo de vômito ou ânsia, atuando no equilíbrio geral do indivíduo. Além disso, trata de diversas lesões bucais como aftas, ardência bucal, herpes e casos de DTM (disfunções temporomandibulares).

De acordo com a reflexologia somática (relação de determinada região com o corpo todo) quando surge uma doença no corpo, tem-se uma projeção desta para as orelhas, podendo ser identificada através de um mapa pré-determinado. Através deste mapa, pode se obter tanto o diagnóstico quanto o tratamento; muitas vezes eliminando a possibilidade de uso de madicamentos farmacológicos.

A acupuntura quando utilizada de forma correta, dentro das suas limitações e praticada por profissionais habilitados, tende a trazer grandes benefícios, aumentando a qualidade de vida dos o pacientes e potencializando a eficácia do tratamento odontológico.

 

*Dr. Alexandre Morita (CROSP 70.644) é cirurgião dentista especialista em estética dental.

Fonte: Yahoo

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ