Acupuntura para Cães - Saúde e bem-estar

14
04
2015

Hoje em dia existe uma variedade muito grande de tratamentos alternativos que o mercado pet vem trazendo a disposição para inovar ainda mais o mundo dos nossos bichinhos de estimação. Um desses tratamentos mais do que especiais é a acupuntura para cães.

A acupuntura para cães vem de um ramo mais amplo, a acupuntura geral. Acupuntura vem do termo latim “acus” que significa agulha e do termo “pungere” que significa puncionar. É uma ciência antiga que tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do organismo através de reações físicas específicas provocadas pelas agulhas.

A acupuntura veterinária existe desde os antigos tempos da Dinastia Chang, que durou do ano 1765 a.C. até 1123 a.C., e era comumente utilizada em cavalos, de sacerdotes, feridos.

Desde então várias técnicas foram desenvolvidas para a aplicação da acupuntura em animais diferentes. A acupuntura em animais domésticos, como o cão e o gato, se tornou mais popular no Ocidente, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

A acupuntura para cachorros funciona do mesmo modo como funciona para nós, as reações são estimuladas pelas agulhas que são posicionadas nas terminações nervosas que irão conduzir esse estímulo ao cérebro, que por sua vez responderá. Cada terminação nervosa irá emitir um estímulo diferente. O que difere da nossa acupuntura é o tamanho da agulha, bem como a espessura e o diâmetro.


Quando é indicado submeter o cão a acupuntura

A acupuntura para cachorros pode ajudar o animal a tratar diversas doenças e situações. É um tratamento que pode ser considerado para a doença em si e não somente aliviar os sintomas, como pode ser o pensamento comum. Algumas das doenças que a acupuntura pode ajudar a tratar:

-Doenças respiratórias (como a asma)
-Doenças musculares (mais comumente a miosite)
-Doenças relacionadas a estrutura óssea (a famosa displasia coxofemoral pode ser tratada com acupuntura para cães, assim como artrite, artrose, hérnia de disco, entre outras doenças ósseas)
-Doenças dermatológicas (a sarna demodécica, por exemplo, que casa excessiva coceira em cães)
-Doenças relacionadas ao sistema gastro-intestinal (a gastrite, a diarreia, etc)
-Doenças do sistema reprodutivo
-Doenças neurológicas (a convulsão, a paralisia)
-Doenças urogenitais
-Ajuda no tratamento do câncer em cães
-Ajuda na recuperação após o cão ter passado por um procedimento cirúrgico
-Distúrbios endócrinos
-Patologias oculares
-Viroses


Vantagens do uso de acupuntura

Como um método de tratamento natural, por assim dizer, além das vantagens objetivas, que seria tratar o problema, a acupuntura veterinária traz uma série de prós que podem interessar aos donos de pets:

-O cão de qualquer idade e raça, macho e fêmea, pode ser tratado pela acupuntura para cães,
-Apesar de parecer algo doloroso por conta das agulhas, a acupuntura não dói, não machuca,
-É basicamente imune de efeitos colaterais ao tratamento,
-Há pouquíssimas contraindicações,
-Se for necessário um tratamento à base de antibiótico para cães, a acupuntura para animais pode ser utilizada como tratamento complementar, simultaneamente,-Ajuda a aliviar dores que sejam muito frequentes,
-Por ser uma técnica que equilibra o organismo do cão, pode obter êxito quando o tratamento convencional não conseguir,
-Melhora a qualidade de vida do animal.


Fonte: Site CachorroGato

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ