Acupuntura auxilia portadores de Síndrome de Down

21
03
2013

Acupuntura auxilia portadores de Síndrome de Down

Técnica da Medicina Tradicional Chinesa complementa tratamentos convencionais e proporciona bem-estar ao paciente

A Síndrome de Down é um distúrbio genético causado por uma alteração no organismo do indivíduo desde sua concepção.

Por serem pessoas especiais, o dia 21 de março é considerado “Dia Internacional da Síndrome de Down”.

Muitos portadores desta deficiência são acompanhados por profissionais da saúde para ajudá-los a melhorar a qualidade de vida.

A Acupuntura, terapia complementar da Medicina Tradicional Chinesa, pode ser uma grande aliada no atendimento terapêutico de crianças portadoras desta deficiência. “Associada às terapias convencionais como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia, tem mostrado surpreendentes e rápidos resultados”, afirma a farmacêutica bioquímica e professora do Instituto Brasileiro de Acupuntura e Massoterapia (Ibram), Cristina Gagliardi.

De acordo com Gagliardi, o tratamento será direcionado aos problemas clínicos apresentados pelo paciente, podendo aumentar o equilíbrio emocional da criança, controlar a tireóide, melhorar o tônus muscular, diminuir o refluxo gastroesofágico e de infecções recorrentes nos ouvidos e problemas respiratórios.

 “Os principais resultados observados são relaxamento muscular em pacientes com espasticidade, diminuição ou desaparecimento do bruxismo e briquismo (ranger de dentes noturno e diurno), qualidade do sono, diminuição da agitação ou irritabilidade, demonstração de bem-estar e alegria, melhora do funcionamento intestinal, gástrico e respiratório, aumento da imunidade e também cicatrização de feridas em casos de uso de gastrostomia” explica a professora do Ibram.

Às crianças, a Acupuntura é indolor, pois são utilizadas técnicas não invasivas no tratamento como sementes de mostarda e mini-magnetos.  

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ