O que é Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos?

11
05
2018

O que é Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos?

A acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos é um estilo de tratamento muito “voltado para a pessoa”. Quando um paciente procura esse tratamento, um Acupunturista Constitucional dos Cinco Elementos provavelmente vai considerar “como uma pessoa pode ser tratada?” ao invés de “como o sintoma dessa pessoa pode ser tratado?” Isso ocorre porque um dos valores essenciais do terapeuta é o fato de que o diagnóstico e o tratamento devem ser voltados para a saúde do indivíduo e não para os sintomas físicos apresentados.

Os sintomas físicos crônicos são vistos como a manifestação da doença (biao), que se origina da raiz (ben). A raiz normalmente está na mente ou no espírito. Isso não é verdade para todos os sintomas, com certeza. Por exemplo, os sintomas provocados por um traumatismo físico ou por infecções agudas provavelmente têm seu ben derivado de uma causa externa em vez de ser de uma causa interna mais profunda.

Conforme Cícero observou muito antes do advento dos modernos estilos de vida e das neuroses contemporâneas, “as doenças da alma são mais perigosas e mais numerosas que as do corpo.” É justo dizer que hoje em dia muitos ocidentais sofrem daquilo que parece ser um mal-estar espiritual com grande parte de disfunção mental concomitante.

 

Diagnóstico e tratamento da pessoa como um todo

Um terapeuta da Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos diagnostica os pacientes avaliando qual é o Elemento primário em desequilíbrio. Esse diagnóstico é fundamentado em vários sinais sensoriais, em especial no equilíbrio emocional do paciente, na cor facial, no odor e no tom de voz. A personalidade do paciente também é de máxima importância. A intenção é diagnosticar o equilíbrio dos Cinco Elementos dentro da pessoa e não fazer um diagnóstico diferencial dos sintomas apresentados por ela. Conforme o grande médico Xu Dachun descreveu, “as doenças podem ser idênticas, mas as pessoas que estão sofrendo essas doenças são diferentes” (Unschuld, 1990, p. 17). Essa ideia também se reflete na expressão chinesa yin ren zhi yi, traduzida como “diferentes pacientes requerem tratamentos diferentes”.

O tratamento só é considerado como totalmente bem-sucedido se os pacientes relatarem uma melhora a respeito de como eles “sentem-se consigo mesmos”, além da melhora nos sinais e sintomas. Às vezes, os pacientes, ficam surpresos em perceber diferenças positivas de como se sentem, mesmo que não percebessem que qualquer coisa estava “errada” com eles antes. A Acupuntura Constitucional dos Cinco elementos tem a habilidade de direcionar o tratamento para qualquer nível da mente e do espírito do paciente, se isso for o necessário para ajudar o paciente a retornar à boa saúde.

 

Referências

Unschuld P. Forgotten traditions of ancient Chinese medicine. Brookline, MA: Paradigm Publications, 1990.

 

Fonte:

HICKS, Angela; HICKS, MOLE, Peter. Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos. Editora Roca, ed. 1, 2007.  

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ