Acupuntura para Enxaqueca

27
04
2018

Acupuntura para ENXAQUECA

EVIDÊNCIAS CLÍNICAS APOIAM A ACUPUNTURA PARA ENXAQUECA COMO UMA TERAPIA ALTERNATIVA SEGURA

Há toda uma série de tratamentos alternativos e complementares disponíveis para o tratamento de crises de enxaqueca. Embora nem todas essas terapias funcionem para todas as pessoas ou para todas as crises, há evidências que sugerem que elas podem ser benéficas para pessoas com enxaqueca. Uma dessas terapias alternativas é a acupuntura.

Muito antes de os tratamentos farmacêuticos de hoje existirem, a medicina tradicional chinesa buscava o alívio da enxaqueca através da acupuntura. Nos últimos anos, o uso da acupuntura para a enxaqueca nos países ocidentais cresceu em popularidade. O primeiro estudo a apoiar a evidência tradicional e anedótica generalizada foi publicado na revista Headache em 2008 (1). O estudo sugeria que a acupuntura era um bom acompanhamento para a medicação, como um meio eficaz de prevenir crises de enxaqueca. Para muitas pessoas com enxaqueca, a acupuntura ainda pode ser considerada uma terapia viável e livre de medicamentos que vale a pena considerar.

 


A EVIDÊNCIA QUE APOIA A ACUPUNTURA PARA ENXAQUECA

Houve muitos estudos controlados investigando a eficácia da acupuntura como tratamento para enxaqueca. Em alguns casos, a acupuntura é pelo menos tão eficaz quanto os tratamentos medicamentosos profiláticos, mas com menos efeitos colaterais indesejados (2).

Procedimentos de acupuntura Sham, ou acupuntura médica (é realizada por médicos formados em medicina ocidental que, posteriormente, se especializaram na técnica vinda do Oriente), também foram observados para aliviar os sintomas tão bem como os medicamentos mais convencionais, enquanto que os procedimentos de acupuntura genuína foram observados para ter um efeito semelhante ou ligeiramente melhor do que estes procedimentos simulados. A acupuntura para enxaqueca é uma alternativa econômica para as rotas tradicionais de tratamento farmacêutico e também pode atuar como um mecanismo eficaz para o tratamento, bem como um meio bem-sucedido de alívio da dor (3).

Não está completamente claro como a acupuntura alivia ou previne ataques de enxaqueca. Uma teoria sugere que o alívio da dor é obtido após a liberação de uma grande quantidade de neurotransmissores positivos, como endorfinas, serotonina, norepinefrina, GABA e ocitocina (4). Essa enxurrada de reações químicas cerebrais do bem-estar poderia, com o tempo, mudar a maneira como o cérebro processa a dor. A teoria tradicional chinesa envolve a manipulação do Qi - pronuncia-se “chee”. O Qi é um fluxo de energia ao longo dos caminhos dentro do corpo que conecta os vários pontos de acupuntura. Na medicina chinesa, acredita-se que esses pontos de energia podem ser manipulados usando agulhas de acupuntura que trazem o corpo de volta a um estado de equilíbrio.

 


A ACUPUNTURA PARA ENXAQUECA É DE BAIXO RISCO, MAS REQUER PROFISSIONAIS MUITO BEM QUALIFICADOS

Os riscos associados ao tratamento com acupuntura para a enxaqueca são os mesmos de quando se busca a acupuntura por qualquer outro motivo. Como com qualquer tipo de tratamento, é extremamente importante trabalhar com um profissional treinado e licenciado. Dormência, formigamento e uma sensação "pesada" são efeitos colaterais comuns da acupuntura que podem ser administrados e reduzidos com eficácia, mas apenas se o profissional que o administra for treinado. Também pode ser uma boa ideia analisar as avaliações dos clientes para que você possa ter uma ideia mais clara da qualidade do tratamento que provavelmente receberá.

Alguns riscos associados à procura de tratamento por um praticante mais barato e sem licença incluem dor, hematomas e sangramento nos locais onde as agulhas foram inseridas em sua pele. Houve até casos documentados no passado em que praticantes não qualificados reutilizaram agulhas, o que cria um enorme risco de infecções ou doenças transmissíveis.

A acupuntura realizada por um profissional qualificado, provou ser uma terapia alternativa bem sucedida para a enxaqueca. Como uma terapia complementar emparelhada com medicamentos e outras ferramentas, a acupuntura pode fornecer resultados ainda melhores.

Seja um profissional qualificado! Conheça nossos cursos.

 


Referências:

Facco E, Liguori A, Petti F, Zanette G, Coluzzi F, De Nardin M, et al. Traditional acupuncture in migraine: a controlled, randomized study. Headache. 2008;48(3):398–407. (Guideline Ref ID FACCO2008) [PubMed]

Coeytaux, R. R. and Befus, D. (2016), Role of Acupuncture in the Treatment or Prevention of Migraine, Tension-Type Headache, or Chronic Headache Disorders. Headache: The Journal of Head and Face Pain, 56: 1238–1240. doi:10.1111/head.12857

Linde K, Allais G, Brinkhaus B, Fei Y, Mehring M, Vertosick EA, Vickers A, White AR. Acupuncture for the prevention of episodic migraine. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016, Issue 6. Art. No.: CD001218. DOI: 10.1002/14651858.CD001218.pub3.

Ondrejkovičová, A., Petrovics, G., & Hegyi, G. (2015). Biomedical Effects of Acupuncture. Int J Complement Alt Med, 2(1), 00048.

 


Fonte:  https://migraineagain.com/acupuncture-for-migraine/

 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433
 (16) 3623.4433