Acupuntura para aliviar a ansiedade

20
04
2018

Acupuntura para aliviar a ansiedade

Não apenas para dor, a acupuntura é uma maneira natural de tratar a ansiedade.

Você pode pensar que a acupuntura é para os descolados que não acreditam na medicina ocidental ou para seus pais com dor nas costas crônica, mas um corpo crescente de pesquisas mostra que a acupuntura pode ajudar a tratar uma condição que afeta a todos de vez em quando: ansiedade.

Administrar a ansiedade severa pode ser complicado porque geralmente inclui terapia, que pode não fornecer resultados por meses, de acordo com a Anxiety and Depression Association of America. Além disso, pode exigir medicação para ansiedade, que pode ter sérios efeitos colaterais, diz Ladan Eshkevari, PhD, CRNA, LAc, um acupunturista certificado, um fisiologista e o diretor assistente do Nurse Anesthesia Program at the School of Nursing & Health Studies na Universidade de Georgetown, em Washington, DC. No entanto, quando a acupuntura para a ansiedade é eficaz, os sintomas diminuem após as primeiras visitas, e praticantes como Eshkevari estão confiantes de que ela ataca o problema em suas raízes.

 

Como funciona a acupuntura para ansiedade

A medicina chinesa antiga descreve uma força de energia chamada Qi que regula a saúde geral do corpo. Como o sangue no sistema circulatório, o Qi se move por todo o corpo através de caminhos chamados meridianos. Quando fatores como lesão, estresse, má nutrição ou mudança de ambiente prejudicam o fluxo de Qi. Ao inserir agulhas em pontos específicos do corpo, os acupunturistas restauram o equilíbrio do Qi e a saúde geral do corpo, segundo relatórios da University of Chicago Medicine.

Este conceito pode parecer desatualizado para alguns, mas Daniel Hsu, DAOM (Doutor em Acupuntura e Medicina Oriental), praticante de Acupuntura da New York AcuHealth em Nova York, diz que Qi é apenas uma metáfora para a função metabólica, ou as reações químicas que constantemente ocorrem no corpo.

Os acupunturistas inserem cada agulha a meio milímetro de distância de um nervo, explica o Dr. Hsu. Dependendo de onde as agulhas vão, a acupuntura pode fazer com que o sistema nervoso produza analgésicos, impulsione a capacidade natural do corpo de curar a si mesmo ou estimule a parte do cérebro que controla as emoções, incluindo a ansiedade. Todos esses resultados, acrescenta Hsu, podem ajudar as pessoas a se sentirem mais equilibradas e a tratar uma variedade de doenças.

 

O funcionamento da Acupuntura para o Gerenciamento da Ansiedade

Hsu diz que a acupuntura aumentou em popularidade desde a década de 1970, simplesmente porque funciona, e agora há uma crescente pesquisa apoiando sua eficácia para a ansiedade e outras condições mentais.

Por exemplo, em um estudo publicado on-line em outubro de 2013 no Journal of Acupuncture and Meridian Studies, estudantes que passaram por uma sessão de acupuntura de 20 minutos apresentaram menos ansiedade e melhor memória imediatamente do que aqueles que não fizeram acupuntura.

Por que isso funciona? Eshkevari explica que circunstâncias externas além de seu controle podem desencadear sua ansiedade e que a acupuntura permite que seu corpo retome o controle.

"Estamos constantemente sob estresse e pressão, o que pode trazer doenças e outros problemas sérios de saúde", diz Hsu. “A acupuntura é ótima para manutenção. Ajuda na busca por uma vida longa e de melhor qualidade”.

Como funciona? Liderados por Eshkevari, pesquisadores da Universidade de Georgetown usaram estudos de laboratório para demonstrar que a acupuntura retarda a produção de hormônios do estresse pelo organismo. Suas descobertas foram publicadas na edição de abril de 2013 do Journal of Endocrinology.

Poucos procedimentos funcionam 100% do tempo. Isso inclui a acupuntura, mas tem benefícios que tratamentos convencionais como psicoterapia e medicamentos não fazem, diz Eshkevari. Ele explica que os efeitos colaterais, como hematomas e tonturas, são mínimos e incomuns, enquanto alguns medicamentos podem ter sérios efeitos colaterais e levar à dependência.

As pessoas tratadas com acupuntura frequentemente veem resultados após uma sessão, e os resultados melhoram com a continuidade do tratamento. Hsu diz que a acupuntura é particularmente útil para pessoas que querem limitar ou interromper o uso de medicamentos - com ou sem receita médica. Como ela regula o equilíbrio químico do corpo naturalmente, a acupuntura pode até impedir que as pessoas precisem de medicação, diz ele.

 

Fonte: https://www.everydayhealth.com/news/why-acupuncture-works-anxiety-relief/

 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623.4433 MATRIZ
 (16) 3623-4433 MATRIZ